Das vacinas encomendadas por Portugal para imunizar grupos selecionados de cidadãos contra a gripe A sobraram 1,5 milhões. Por isso, a partir de quinta feira, esse excedente começou a ser distribuído gratuitamente nos centros de saúde nacionais, para
Das vacinas encomendadas por Portugal para imunizar grupos selecionados de cidadãos contra a gripe A sobraram 1,5 milhões. Por isso, a partir de quinta feira, esse excedente começou a ser distribuído gratuitamente nos centros de saúde nacionais, para todos os indivíduos saudáveis que tenham menos de 65 anos.Os interessados devem dirigir-se “ao seu centro de saúde e pedirem a vacina”, sem quaisquer custos, “e sem necessidade de provar que têm direito”, desde que os utentes “não tenham outra patologia associada”, explicou Graça Freitas, sub-diretora geral da Saúde, à agência Lusa.
A responsável ressalvou que este será um ano mais calmo no que toca à incidência do vírus H1N1 – “não é um ano pandémico” -, mas pede que todos estejam atentos, já que “o vírus da gripe é muito imprevisível”.
O grupo etário dos mais idosos será vacinado não só contra a gripe A, mas também contra outros dois tipos de gripe que se prevê circulem em Portugal este Inverno.