De acordo com um a investigação publicada esta sexta-feira, no site da revista Science, a comunidade científica poderá estar próxima de produzir uma vacina "universal" contra diversos tipos da gripe, tornando desnecessária a produção anual de diferen
De acordo com um a investigação publicada esta sexta-feira, no site da revista Science, a comunidade científica poderá estar próxima de produzir uma vacina “universal” contra diversos tipos da gripe, tornando desnecessária a produção anual de diferentes tipos de imunização contra o vírus.Os cientistas preparam-se para efetuar os testes de segurança da vacina, sendo que os seus resultados e eficácia poderão começar a ser testados em pacientes já em 2013.
As atuais vacinas contra o vírus da gripe sazonal induzem a produção de anticorpos que atacam a proteína na superfície do vírus, que muda muito rapidamente e o vai tornando resistente ao tratamento.
Os investigadores acreditam terem ultrapassado o problema no seu trabalho com ratos, furões e macacos, cujo sistema imunitário foi coberto com o ADN do vírus e fortalecido com uma vacina sazonal. Dessa forma, o sistema imunitário produziu anticorpos capazes de neutralizar uma ampla gama de vírus da gripe.
A vacina mostrou-se eficaz nos vários subtipos do vírus AH1N1, incluindo o H5N1, o vírus da gripe das aves, mas resta agora saber se o método também funciona quando aplicado a humanos.