O spray nasal pensado por estes investigadores foi apresentado durante a Conferência da Sociedade de Microbiologistas, do Reino Unido, e segundo os especialistas, a grande vantagem desta vacina consiste no aumento da eficácia do produto, que entra de imediato, em contacto com o sistema respiratório.
As vacinas nasais não são muito usadas porque apresentam baixa eficiência a nível de resposta imunitária. Contudo, os investigadores adicionaram à vacina uma substância que permitiu superar este entrave.
A eficácia da vacina via spray nasal já foi testada em ratos com grande eficácia. O próximo passo destes investigadores é realizar os testes com a vacina intra-nasal em seres humanos.
“As mortes causadas por infeções ainda representam 25 % do total de mortes no mundo, sendo as infecções respiratórias as principais causas”, referiu Dennis Metzger, um dos responsáveis pela investigação citado pelo Ciência Hoje.
De acordo com o especialista, as vacinas nasais poderiam reduzir esses números, uma vez que já induzem a resposta imunitária dentro do sistema respiratório.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]