Além do documentário de Francisco Manso, prevê-se a realização de percursos temáticos a locais que serviram de inspiração para as obras literárias do escritor, exposições itinerantes, feiras do livro e o Prémio Literário Alves Redol, dinamizado pela Câmara Municipal, avança a agência Lusa.
Segundo a presidente da autarquia, Maria da Luz Rosinha, o Ministério da Educação também está envolvido na iniciativa e, através do Plano Nacional de Leitura, vão ser distribuídos pelas escolas do país vários textos de Alves Redol.
Além disso, a celebração do nascimento do escritor vai chegar ao plano internacional: “As comemorações ultrapassam as fronteiras do concelho, é um acontecimento nacional e até internacional, já que envolve países lusófonos e também, por exemplo, a França, onde Alves Redol teve uma expressão importante ao nível das conferências”, revelou à Lusa Maria da Luz Rosinha.
Alves Redol, natural de Vila Franca de Xira, é uma das figuras centrais do movimento neorrealista português e foi autor de uma vasta obra ficcional que vai desde o teatro ao romance, passando também pelo cinema.