O UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de ser distinguido com um prémio Regiostars, uma espécie de "óscar" da União Europeia que procura assinalar exemplos que contribuem para o desenvolvimento regional.
O UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de ser distinguido com um prémio Regiostars, uma espécie de “óscar” da União Europeia que procura assinalar exemplos de boas práticas que contribuem para o desenvolvimento urbano e regional. A instituição portuguesa recebeu o galardão esta quinta-feira, em Bruxelas, na Bélgica.
De acordo com os organizadores dos RegioStars Awards, o UPTEC é “um exemplo impressionante de como aproximar o conhecimento académico e os negócios através de sua estratégia de partilha de descobertas, resultantes de investigações científicas, e do investimento no empreendedorismo local”.
A distinção justifica-se, então, pelo facto de este parque científico e tecnológico co-financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu “estar a ajudar a transformar a região norte de Portugal num centro de inovação”.
No site oficial dos prémios pode ainda ler-se que “o projeto está a espalhar modernidade e uma mudança estrutural” naquela zona do país, “demonstrando como as universidades ativas situadas em antigas regiões pobres da Europa podem liderar o movimento em direção ao 'smart growth' [crescimento baseado no conhecimento e na inovação]”.
O objetivo dos RegioStars Awards, que integram a iniciativa Regions for Economic Change da Comissão Europeia, é identificar boas práticas na área do desenvolvimento regional e distinguir os projetos inovadores e originais que poderão inspirar outras partes da Europa.
A 6ª edição dos prémios, que decorrem desde 2008, atraiu um número recorde de 149 candidaturas, a partir das quais foram obtidos os 27 finalistas. A competição acabou por coroar cinco vencedores: além do UPTEC, foram distinguidos projetos de Inglaterra, Polónia, Berlim e Lituânia de diferentes áreas.
Clique AQUI para aceder ao site oficial dos RegioStars Awards (em inglês), onde poderá conhecer todos os vencedores.