O projeto do Labiomep – que junta cerca de 30 investigadores e professores de seis faculdades da Universidade do Porto – arrancou no início de 2011 com apoios do QREN e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Depois de dois anos a trabalhar nas instalações da Faculdade de Desporto da UP, a equipa inaugura, esta sexta-feira, um espaço próprio equipado com aparelhos e tecnologia de ponta na área da Biomecânica, representando um investimento de 1.7 milhões de euros.
“Este espaço coloca o Labiomep entre os melhores laboratórios de biomecânica da Europa”, explica um dos coordenadores do laboratório, o professor João Paulo Vilas-Boas (que também já foi treinador desportivo), ao Boas Notícias, salientando que os apoios comunitários ao projeto “terminam no Verão de 2013, altura em que o Labiomep já deverá estar apto para se autossustentar”.
A biomecânica é uma ciência que combina o conhecimento de várias disciplinas para estudar as forças que atuam sobre e que são produzidas pelo corpo humano. “Daí que possa ser aplicada em áreas tão diversas como o desempenho desportivo, a mobilidade, a ergonomia, a otimização de próteses (de articulações, dentárias ou auditivas) e até na concepção de parafusos cirúrgicos”, explica o professor.
Avaliação de atletas olímpicos e de alta competição
Um das áreas a que o laboratório pretende dar mais destaque, é a vertende de avaliação desportiva, oferecendo serviços e equipamentos para que os atletas olímpicos possam avaliar o seu desempenho desportivo ao mais alto nível e analisar as áreas onde têm de melhorar.
A inauguração oficial do espaço decorre esta sexta-feira, pelas 17h30, mas para assinalar o evento, o Labiomep organizou um extenso programa de quatro dias que inclui workshops, defesas de teses de doutoramento e ainda um seminário internacional sobre o Futuro da Biomecânica que conta com oradores dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Clique AQUI para aceder ao site do Labiomep.