A UPorto passa agora a integrar o lote restrito do 'ranking' Ibero-americano SIR 2013, com um total de 12.904 publicações científicas realizadas entre 2007 e 2011, depois de no ano passado ter-se posicionado em 11º lugar.
As classificações atribuídas pelo grupo de investigação espanhol SCImago têm por base a análise comparativa da atividade científica de todas as instituições do espaço ibero-americano, tendo em conta o número de investigações, a sua visibilidade, o rácio de colaboração internacional e o impacto que estes estudos têm.
Segundo o comunicado na página oficial da UPorto, este “é mais um feito para a universidade” que, pela primeira vez na sua história, integra o top ibero-americano. A instituição subiu cinco lugares em relação à qualificação de 2011, num ranking que reune 1.650 universidades da rede de países.
A UPorto espera “registar nova subida nos próximos anos” em relação ao ranking da SCImago, “caso as percentagens de crescimento da atividade científica se mantenham ao mesmo nível”.
Nas 40 primeiras posições encontram-se também a Universidade Técnica de Lisboa (14º lugar), a Universidade de Lisboa (26º lugar), a Universidade de Coimbra (27º lugar) a Universidade Nova de Lisboa (35º lugar) e a Universidade do Minho (37º lugar).
Em termos gerais, Portugal detém o quarto melhor desempenho entre os 43 países avaliados.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes