Envolvendo alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Arquitetura de Lisboa, IADE, Escola Superior Artística do Porto, ETIC e Universidade Católica do Porto na vertente da reabilitação urbana, esta iniciativa integra o projeto CIN RE-MAKE´10.
A exposição criativa, que inclui os textos criados por José Luís Peixoto e as respetivas interpretações gráficas, pode ser vista na via de acesso à Ponte 25 de Abril, na Rua da Imprensa à Estrela, na Avenvda de Ceuta e na Rua José Gomes Ferreira.
“Há três anos, a CIN lançou o RE-MAKE que tem sido um sucesso, ano após ano, e um exemplo de como através da cor podemos alterar os espaços, tornando-os mais dinâmicos, artísticos e alegres”, refere Reinaldo Campos, da CIN, numa nota enviada à imprensa esta terça feira.
“Este ano inovámos, apostando na reabilitação urbana, com a parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e fomos mais além ao entrar no campo da escrita, com o convite ao escritor José Luís Peixoto para embarcar connosco nesta iniciativa de exaltação da criatividade”, acrescenta o responsável.
O escritor, por sua vez, elogiou a iniciativa da CIN e manifestou “orgulho de participar neste projeto de intervenção urbana, original na forma como promove a cor, a criatividade, a arte e a cidade”.
Em 2008, o CIN RE-MAKE desafiou Dino Alves, José Adrião, Pedro Sousa, Toni Grilo, Sofia Areal e Tiago Bettencourt a transformarem seis elétricos da Carris, para uma verdadeira exposição de arte em movimento.
No ano passado, estudantes de arquitetura e design deram cor e vida aos autocarros e metros das cidades de Lisboa e também do Porto, impactando milhares de viajantes.