A Universidade do Porto integra o Top 100 europeu de produção científica, como a 85ª instituição de ensino superior europeia com mais artigos científicos publicados, em 2009.
A Universidade do Porto integra o Top 100 europeu de produção científica, como a 85ª instituição de ensino superior europeia com mais artigos científicos publicados, em 2009. A edição de 2010 do “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” colocou ainda a Universidade do Porto na 328.ª posição mundial e na 141.ª europeia a nível geral, conforme refere um comunicado da instituição enviado à Agência Lusa.
O ranking, elaborado pelo “Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan”, avalia o desempenho das universidades ao longo dos últimos 11 anos, segundo três critérios: a produtividade, o impacto e a excelência da pesquisa.
A nível mundial, a Universidade do Porto ultrapassou, entre outras, a Carneggie Melon University (EUA) e a nível europeu as congéneres de Newcastle, Estocolmo e Leipzig.
Em áreas e disciplinas de investigação específicas, a Universidade do Porto ficou classificada na 67.ª posição mundial em Agricultura e Engenharia e no top 100 mundial em disciplinas ligadas às engenharias: Engenharia Mecânica em 62º lugar (17º europeu) e 85º lugar em Engenharia Química, (20º europeu).