A enciclopédia erá ainda contar com um banco de imagens que ilustram a história da universidade, como a fotografia acima que mostra elementos do primeiro curso de Bacteriologia
realizado no Instituto Bacteriológico português.
Ainda em fase experiemental, a Memória da Universidade utiliza o mesmo sistema da famosa Wikipedia mas a contribuição será feita apenas por pessoas convidadas e as entradas serão assinadas.
Segundo o jornal Público, outro projecto para o centenário é reunir em livro 100 ideias para o futuro. “[São ideias] para o futuro de Portugal e da Europa. As universidades devem estar abertas à sociedade e ao mundo”, explicou ao jornal o reitor António Sampaio da Nóvoa., por e-mail.
Sampaio da Nóvoa argumenta que, embora possa “haver instituições de ensino superior que têm uma acção primordialmente regional ou nacional”, Portugal deveria, no futuro, “promover a constituição de algumas universidades comparáveis às grandes universidades mundiais”.
A Universidade de Lisboa surgiu a 22 de Março de 1911 agregando as Faculdades de Medicina, de Ciências e de Letras, a que se juntaram, mais tarde, as Faculdades de Direito e de Farmácia. Só depois do 25 de Abril se alarga a Universidade a outras áreas académicas: Psicologia, Ciências da Educação, Ciências Sociais, Belas-Artes e Medicina Dentária.