A Universidade de Coimbra vai integrar a rede 'Polar Educators International', que junta investigadores e educadores da área da ciência polar de todo o mundo. Representada pelo Instituto do Mar, a academia portuguesa vai, a partir de agora, participa
A Universidade de Coimbra vai integrar a rede 'Polar Educators International', que junta investigadores e educadores da área da ciência polar de todo o mundo. Representada pelo Instituto do Mar, a academia portuguesa vai, a partir de agora, participar na promoção e ensino desta vertente científica.
Trata-se de “uma rede vibrante na promoção da ciência polar e da educação no mundo”, refere a Universidade de Coimbra em comunicado. Patrícia Azinhaga, investigadora no Instituto do Mar daquela instituição e membro do concelho da rede internacional, avança que “esta é uma associação de extrema importância na promoção entre a ciência e a investigação produzida nas universidades e nas escolas”, referindo que a mesma vai ter “um papel crucial na divulgação, sensibilização e educação para as regiões polares”.
Já José Xavier, cientista polar da Universidade de Coimbra e coordenador de projetos científicos e educativos polares em Portugal, afirma que a comunidade científica recebe a 'Polar Educators International' com “muita satisfação”, tendo em conta que a mesma já conta com “o apoio do Comité Internacional para a Ciência do Ártico e do Comité Científico para a Investigação Antártica.
Através desta rede, os educadores, investigadores e cientistas visam inspirar e promover o conhecimento sobre as regiões polares do planeta e sobre a ciência polar de ponta. Para isso, leva a cabo intervenções nas escolas de várias instituições educativas, por forma forma a desenvolver propostas mais abrangentes e de maior impacto de integração da ciência polar no currículo educativo.
Saiba mais sobre a Polar Educators International AQUI.