A exposição “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” tem vindo a percorrer Portugal para revelar as razões pelas quais a instituição portuguesa e os seus elementos históricos devem ser preservados como património mundial.
Para assinalar a inauguração da mostra em Lisboa, os Coros dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra abrem o programa especial das atividades com uma atuação que decorre esta quinta-feira, dia 23, às 19h00.
A 05 de Junho, os Armazéns do Chiado vão ser animados com um concerto de fado e uma tertúlia alusiva ao tema da universidade portuguesa. As horas a que o espetáculo decorrerá ainda estão por definir por parte da organização.
Depois dos Armazéns do Chiado, a exposição da Universidade de Coimbra vai poder ser visitada no Almada Fórum, entre 04 e 16 de Junho, e no Fórum Coimbra, entre 18 e 27 de Junho.
Decisão da UNESCO conhecida em Junho
A candidatura da universidade portuguesa a Património Mundial da UNESCO foi entregue a este organismo da ONU a 11 de Novembro de 2011, sendo que o resultado deverá ser tornado público em Junho deste ano.
A Associação Académica, o fado, a canção de Coimbra e as Repúblicas de Estudantes estão contempladas na candidatura por serem únicas e por fazerem parte da construção da Universidade de Coimbra.