A Universidade de Aveiro vai coordenar o ambicioso projeto europeu NANOMOTION, que tem por objetivo avançar na investigação na área da nanotecnologia. Este projeto obteve o reconhecimento da Comissão Europeia que lhe atribuiu um financiamento superior a três milhões de euros.
O projeto NANOMOTION tem por objetivo formar a próxima geração de engenheiros e técnicos nos aspetos fundamentais da nanoelectromecânica para aplicar ferramentas avançadas de estudo de uma grande variedade de materiais em colaboração com parceiros académicos, de investigação e industriais.
Num fase inicial, o projeto vai oferecer a 12 novos investigadores e a um investigador experiente a oportunidade para ganhar conhecimento fundamental de nanoelectromecânica e habilidades indispensáveis de nanocaracterização para fazer avançar a Europa no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos funcionais.
A equipa portuguesa, liderada pelo investigador coordenador do CICECO e DECV, Andrei Kholkin, vai coordenar o projeto, desenvolver novos métodos de investigação de materiais para energia (em conjunto com Bosch, Alemanha), biomateriais e muito mais.
A Universidade de Aveiro é atualmente líder mundial na investigação de nanoelectromecânicos (NEMS), sistemas muito úteis para aplicação em memórias de computadores.
O Laboratório Associado CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, criado em Março de 2002 na Universidade de Aveiro, tem contribuído ativamente para o desenvolvimento da base do conhecimento científico e tecnológico necessário para a produção e transformação inovadora de materiais cerâmicos e compósitos.
O CICECO é hoje o maior instituto português no domínio da Ciência e Engenharia e de Materiais, integrando 50 professores, 35 investigadores, 54 pós-doutorados, 82 estudantes de doutoramento e cerca 115 outros estudantes.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Aveiro.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]