por redação
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP), através do Secretariado Nacional e das suas estruturas regionais dos distritos de Coimbra e Leiria, mobilizou-se para apoiar a população das zonas afetadas pelo incêndio que atingiu há uma semana a região centro do país.
Perante a dimensão desta tragédia e o seu impacto nas pessoas, foi no imediato ativado um plano de intervenção para avaliar a situação e as consequências deste incêndio.
O Grupo de Trabalho de emergência constituído pela UMP, que também integra a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio e a Sonae Sierra está já a acompanhar e a fazer o levantamento das necessidades mais prementes da população, em estreita articulação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, os serviços da Segurança Social e as Câmaras Municipais e as Misericórdias de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Góis, Sertã, Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pera.
As Misericórdias portuguesas, inclusive de outros países, mobilizaram-se para esta trágica situação e estão a desenvolver diversas ações solidárias para a angariação de fundos para as vitimas, através da conta solidária criada com o IBAN PT 50 0036 0000 99105922157 78.
A Santa Casa da Misericórdia de Paris também se sensibilizou com esta situação e irá angariar donativos para ajudar as vítimas, à semelhança da mobilização já feita pela Misericórdia de Macau.