O CVR da Universidade do Minho está a participar num projeto europeu de valorização de alguns dos resíduos dos sectores agrícola, pecuário e agroindustrial, utilizando-os para a produção local de biogás.
O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho (UMinho) está a participar num projeto europeu que quer promover a valorização de alguns dos resíduos dos sectores agrícola, pecuário e agroindustrial, utilizando-os para a produção local de biogás.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a UMinho explica que o projeto Agrogas, como foi batizado, tem por objetivo reduzir o impacto ambiental destes sectores, especialmente nas zonas rurais, diminuindo, ao mesmo tempo, a sua dependência energética.
“No sudoeste europeu há um enorme potencial dos resíduos da agricultura, da agroindústria e da pecuária que podem converter-se em biocombustível para as indústrias ou em adubo para as terras, por exemplo”, afirma Bruna Fonseca, investigadora do CVR.
De acordo com a especialista, num cenário em que a procura mundial por alimentos de origem animal tem crescido, levando a uma intensificação das explorações e, consequentemente, a uma maior necessidade de tratar os resíduos de forma eficiente, este projeto “pode ser determinante para o crescimento, o emprego e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”.
O Agrogas vai ser desenvolvido até Junho de 2014 através de um consórcio europeu, financiado em cerca de 740 mil euros pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), ao abrigo do programa INTERREG IV B SUDOE, e visa atingir cerca de cem explorações espanholas, francesas e portuguesas.
Saliente-se que o projeto foi eleito para financiamento em condições muito competitivas, entre 319 candidaturas, sendo o único da primeira fase da terceira convocatória aprovado no tema Ambiente.
Próximo encontro do consórcio acontece em Fevereiro
A reunião inicial do consórcio realizou-se recentemente em Badajoz e incluiu um seminário com 60 pessoas, tendo servido para a planificação de atividades a desenvolver, entre as quais a criação de uma ferramenta informática que avalie a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma produção de biogás.
O próximo encontro vai decorrer entre 27 de Fevereiro e 1 de Março de 2013 no CVR, no campus de Azurém, em Guimarães. As etapas seguintes prendem-se com o desenvolvimento de diversos estudos, uma plataforma online, uma rede do sudoeste europeu sobre o tema, bem como a promoção de formações, conferências e ações de divulgação, entre outros aspetos.
Além do CVR, o Agrogas junta ainda a Agencia Extremeña de la Energía, a Fundación General de la Universidad de Salamanca, a Fundaçión Fundagro (todas de Espanha), o Institut National Polytechnique de Toulouse e a École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (ambos de França).