A Universidade do Minho acaba de lançar um novo projeto, pioneiro a nível nacional, a pensar nos municípios de todo o país.
A Universidade do Minho acaba de lançar um novo projeto, pioneiro a nível nacional, a pensar nos municípios de todo o país. Pelo nome 'UM Cidades', o mesmo define-se como uma academia direcionada para as autarquias e visa, inclusive, premiar aquela que adotar as melhores práticas.
De acordo com comunicado enviado ao Boas Notícias, o objetivo da iniciativa passa por preencher “uma lacuna existente entre o conhecimento, as políticas públicas e a prática no âmbito das cidades e das regiões”.
Nesse sentido, a ação faz-se notar em quatro diferentes vertentes: o prémio 'Município do Ano', a concurso para todas as autarquias com projetos de boas práticas; uma academia de formação para eleitos e dirigentes autárquicos; um ciclo de debates; e, por último, uma unidade de estudos e pareceres sobre políticas municipais e regionais.
Apostar no desenvolvimento urbano e regional
“Temos desperdiçado muitas oportunidades nesta área”, refere José F.G. Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho e coordenador do projeto. “Não há uma política de cidades em Portugal. Como tal, o que pretendemos é que esta situação seja alterada, afirmando o desenvolvimento urbano e regional e as cidades enquanto espaços centrais para criar valor na perspetiva social, económica e cultural”.
“Depois da construção de infraestruturas e equipamentos, é altura de os municípios mudarem de paradigma e é aí que queremos estar ao lado dos autarcas e partilhar todo o conhecimento que dispomos”, acrescenta.
A apresentação deste novo projeto aconteceu no passado dia 13 de Junho, sexta-feira, pelas 11 horas, no campus de Gualtar, em Braga.