O projeto luso, intitulado “Minha”, pretende simplificar e melhorar o desenvolvimento de um ‘software’ para “cloud computing”, ou seja, para “nuvens virtuais”, processo que permite armazenar dados e utilizá-los em qualquer momento e lugar.
O conceito engloba grandes sistemas como o motor de busca Google e o site de vídeos YouTube, através de aplicações que podem ser testadas num computador comum.
A plataforma possibilita a simulação de múltiplas máquinas virtuais em aplicações distribuídas numa única máquina virtual hospedeira. Este procedimento reproduz as características de desempenho, concorrência e distribuição de um sistema real.
O grande objetivo de todo o projeto é “tornar possíveis as experiências em grande escala, as observações globais sem interferências e os testes automáticos, mesmo em sistemas incompletos”, explicou José Orlando, professor do Departamento de Informática da instituição de ensino do Minho.
Os Google Research Awards são atribuídos pela criadora do conhecido motor de busca. O concurso integra uma seleção de ideias em todos os domínios de atuação da Google a nível mundial, tendo recebido 104 propostas mundiais em 21 áreas científicas.
Para aceder ao site do projeto “Minha” clique aqui.