A Universidade do Minho acaba de lançar a plataforma WikiScore, uma espécie de wikipedia inovadora destinada à produção e partilha de conteúdos musicais (partituras) em larga escala.
A WikiScore já está operacional, no endereço natura.di.uminho.pt/wiki-score, e vai ser apresentada na 16ª Conferência Internacional de Publicações Eletrónicas, que se realiza esta quinta e sexta-feira na UMinho, em Guimarães.
“Existe um valioso património musical nos arquivos nacionais de todo o mundo, e de Portugal em particular, que demorará muito tempo a ser divulgado pelos meios tradicionais, sobretudo na época de crise em que vivemos; por isso, convocamos a comunidade melómana a colaborar nesse trabalho”, explica a professora Elisa Lessa, do Departamento de Música.
Colaborações de todo o mundo
Com uma estrutura semelhante à da Wikipedia, a WikiScore faz um convite, à escala global, no sentido de ajudarem, à distância e em regime de trabalho cooperativo, na transcrição e publicação de originais que estejam digitalizados, como os que a Biblioteca Nacional de Portugal tem dado a conhecer através da sua biblioteca digital.
“Ao esperar colaborações de qualquer parte do planeta, a WikiScore concorrerá implicitamente para a divulgação do património musical português no mundo”, realça a equipa em comunicado.
Ao contrário de projetos internacionais neste âmbito, na WikiScore a mesma obra é transcrita por muitas pessoas ao mesmo tempo, daí que cada célula de edição tenha uma secção de discussão, onde é possível partilhar dificuldades e sugestões, entre outros aspetos.
Além da partilha de pautas, a WikiScore deverá também, em breve, permitir outras funções como, por exemplo, realizar transcrições para trabalhos escolares e converter o conteúdo das pautas para audio, em formato “midi”.