O investigador português Miguel Cerqueira, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UMinho), acaba de ser distinguido com um prémio atribuído pela União Internacional de CIência e Tecnologia de Alimentos.
O investigador português Miguel Cerqueira, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UMinho), acaba de ser distinguido com o prémio “Outstanding Young Scientist”, atribuído pela União Internacional de CIência e Tecnologia de Alimentos (IUFoST), a organização científica mais importante do mundo nesta área.
A distinção foi anunciada durante a realização do 17.º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos promovido pelo IUFoST em Montreal, no Canadá, onde os jovens cientistas apresentaram a sua investigação às maiores autoridades mundiais – académicos, indústria e governo – na área dos alimentos.
No total foram distinguidos oito notáveis jovens cientistas de todo o mundo, oriundos respetivamente do Quénia, Malásia, Singapura, África do Sul, Canadá, Alemanha, Tailândia e Portugal, representado no evento, dedicado a investigações que têm como objetivo mudar a indústria dos alimentos e a vida dos consumidores, por Miguel Cerqueira.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a UMinho destaca que o prémio “Outstanding Young Scientist” é o mais importante reconhecimento internacional de jovens cientistas a desenvolver trabalhos neste campo de investigação, tendo sido introduzido pelo Institut national de la Recherche Agronomique (INRA), um membro da IUFoST, no 13.º Congresso Mundial da Alimentação, em 2006, em Nantes, França.
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho é um centro de investigação, altamente tecnológico, que opera nas principais áreas da Biotecnologia e Bioengenharia.
Em atividade desde 1995, e desde 2002 distinguido com o grau Excelência, o Centro tem como principal objetivo a integração entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a potenciar o desenvolvimento de bioprocessos industriais inovadores.