“No Laboratório de Investigação Endoscópica e Cirúrgica (Research Endoscopic Lab) será feita investigação em técnicas de cirurgia sem cicatriz e, simultaneamente, formação diferenciada de médicos/cirurgiões com alcance internacional”, esclarece a Universidade em comunicado oficial.
A apresentação será feita durante um curso internacional inédito em cirurgia fetal e neonatal minimamente invasiva, apenas com cirurgiões internacionais.
De acordo com a mesma nota, o novo laboratório está totalmente equipado com material e imagem em alta definição. O projeto resulta de uma parceria com a multinacional Karl Storz, num investimento superior a um milhão de euros.
“Com este espaço de investigação/formação, único em Portugal, planeamos para 2011 realizar dez cursos internacionais de pós-graduação para diferentes especialidades (Cirurgia Pediátrica, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, Pediatria, Gastrenterologia, Cirurgia Geral), onde esperamos dar formação a mais de 150 médicos/cirurgiões por ano”, referiu ainda o coordenador Jorge Correia-Pinto.
O coordenador sublinha que o projeto “consolida a excelência do trabalho feito e vai apostar em três frentes: investigação biomédica em técnicas minimamente invasivas, ensaio/teste de novos protótipos médico-cirúrgicos e plataforma de formação avançada internacional em técnicas endoscópicas e cirúrgicas”.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]