A Universidade do Minho foi eleita a melhor da Europa em desporto universitário, em 2013, depois de obter os melhores resultados desportivos no conjunto dos 17 campeonatos europeus universitários organizados, este ano, pela European University Sports
A Universidade do Minho foi eleita a melhor da Europa em desporto universitário, em 2013, depois de obter os melhores resultados desportivos no conjunto dos 17 campeonatos europeus universitários organizados, este ano, pela European University Sports Association.
A academia minhota lidera, assim, o 'ranking' das 400 instituições europeias que participaram na competição, seguida pela Croácia e Espanha. O prémio de 'Melhor Universidade Europeia de Desporto Universitario em 2013' será entregue em Abril de 2014, em Pamucale, na Turquia.
Para alcançar este feito foram decisivos títulos como o do europeu de andebol masculino (Katowice) e o segundo lugar em futsal feminino (Málaga), bem como as prestações das equipas de taekwondo, em Moscovo, e de futsal masculino, em Málaga, entre outros.
Em termos individuais, destaque para a modalidade de taekwondo, onde foram alcançadas uma medalha de ouro (Júlio Ferreira, aluno de Arquitetura, na categoria -74Kg) e seis de bronze (Rui Bragança, Medicina, -58Kg; João Ferreira, Engenharia de Comunicações, -68Kg; Beatriz Fernandes, Economia, -67Kg; Ana Coelho, Engenharia Biomédica, -49Kg; Ana Rita Lopes, Enfermagem, -57Kg; e José Fernandes, Medicina, -74Kg).
Em 2010, a Universidade do Minho ocupava já a terceira posição da tabela, subindo, em 2011 e 2012, para segundo lugar. Agora, vinte anos depois do lançamento dos serviços desportivos que mobilizam mais de 10.000 pessoas em Braga e Guimarães e após a organização de oito grandes eventos mundiais, a academia alcança aquela que é a mais alta posição do desporto competitivo universitário na Europa.