A plataforma Fibrenamics Green da Universidade do Minho e a Carpintaria Irmãos Pinto da Silva apresentaram, na Concreta 2017, em Matosinhos, uma porta de última geração que impede em simultâneo o avanço do fogo e de micróbios e a redução do ruído. Esta porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional, pois responde a requisitos essenciais em espaços como hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e pode até vir a revolucionar a segurança e a comodidade das habitações dos cidadãos.
“Esta solução inovadora permite evoluir na cadeia de valor e aparecer de forma diferenciada nas principais redes e mercados”, refere Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics Green. Por seu turno, a empresa envolvida espera obter um aumento considerável no volume de negócios. O projeto foi cofinanciado pelo QREN e teve ainda parceria da TecMinho e Sciencentris, também ligadas à UMinho.
Este é um dos projetos que a Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) vai apresentar até domingo no pavilhão 4 da Exponor, no âmbito da Concreta 2017, feira bienal de construção, reabilitação, arquitetura e design. A presidência da EEUM vai estar nas intervenções oficiais, havendo também palestras de professores de Engenharia Civil e da Fibrenamics, stand próprio para a divulgação da oferta formativa e uma exposição com protótipos e equipamentos inovadores em áreas como a resistência e durabilidade dos materiais, a valorização de resíduos de várias indústrias e a sustentabilidade na construção.