por Andreia Duarte*
Foi em 2005 que Filipa Ricardo descobriu o fascinante mundo das bonecas. Depois de se tornar colecionadora, Filipa acabou por inserir-se numa comunidade de pessoas que partilham esta paixão. Depois de regressar da Holanda, onde viveu durante um ano, decidiu criar a revista, em 2011, convidando alguns membros da comunidade para colaborarem.
A autora da revista, que é lisboeta mas atualmente reside em Aveiro, explicou ao Boas Notícias que, para ela, este mundo de miniaturas é “quase como um escape para tudo o resto. Tudo é único, não são só as bonecas, mas sim tudo o que as envolve”.
Para Filipa, a Tiny Feet representa o culminar da junção de dois mundos que a apaixonam: a fotografia e as bonecas. A designer usa muitas vezes as suas bonecas para “criar um mundo paralelo”, onde constrói “as personagens e os ambientes” que deseja.
Cada revista é dedicada a um tema específico – como o Circo, o Verão ou os Contos de Fadas – mas há secções transversais a todos os números, tal como a entrevista a pessoas que, de alguma forma, estejam ligadas às bonecas ou a secção “como fazer”, que contém dicas relacionadas com as bonecas e os seus acessórios.
A designer de 29 anos [na foto] salienta que este é um projeto com assinatura do estúdio de design Coletivo da Rainha, onde trabalha em equipa com Renato Silva. Apesar de ser Filipa quem mais se dedica à publicação, “é graças ao trabalho e dedicação dos dois que ela é possível”, acrescenta.
Colaboradores de vários países
A revista, com um periodicidade “idealmente” trimestral, conta com a ajuda de vários colaboradores internacionais que também se dedicam ao mundo das miniaturas, mas a mentora principal é Filipa, que é responsável pelo design, edição e paginação da Tiny Feet.
Em paralelo com a revista, Filipa tem também a “loja” de roupa de bonecas The Sugar Doll, que surgiu em 2006 quando começou a fazer roupas para as suas bonecas. “Na altura, outras pessoas queriam que lhes fizesse também e já vendi para todos os pontos do globo. É um 'hobby' dentro do 'hobby'”, brinca.
No início deste ano, a boneca Laia viajou por toda a Europa – em Portugal foi recebida por Filipa que a levou a visitar alguns locais de Coimbra e Aveiro
A criadora ambiciona, um dia, publicar a revista em papel mas por enquanto a Tiny Feet está disponível online (em inglês) e de forma gratuita no site da revista onde há também versões em formato digital para iPad e Android.
Contudo, quem recorrer à plataforma MagCloud, pode encomendar uma versão impressa de qualquer edição, por cerca de 20 euros, e receber em sua casa, qualquer que seja o país, um bocadinho deste delicioso mundo em miniatura.
*edição de Patrícia Maia