por Andreia Duarte
O norte-americano Dennis McClung explicou ao Boas Notícias que esta ideia surgiu em 2009, quando a família comprou uma casa em Mesa, no Arizona, com uma piscina avariada. “Disseram-nos para a arranjarmos ou enchermos com terra, mas eu desenhei o projeto de uma estufa e convenci a minha mulher a deixar-me construí-la”, conta Dennis.
A estrutura da estufa ficou pronta em poucos dias mas, entretanto, a família McClung descobriu a aquaponia, uma técnica que combina o cultivo de plantas com a criação de peixes, pelo que introduziu esse sistema na estufa da piscina. Em pouco meses, conta Dennis, o Garden Pool transformou-se “num ecossistema autossuficiente, capaz de fornecer alimentos para toda a família”.
Garden Pool é mais fértil e poupa 90% de água
Neste jardim-piscina do Arizona, a fauna oferece os nutrientes necessários para o crescimento da flora – a partir de resíduos de peixes, animais, minhocas e larvas – pelo que não é necessário usar fertilizantes e o consumo de água é muito reduzido, cerca de 90% inferior ao da agricultura tradicional, já que aproveita as águas da chuva que depois são recicladas pelo próprio sistema.
Construído à base de madeiras e PVC, o Garden Pool teve um investimento inicial de cerca de 1.500 euros, que rapidamente foi recompensado pela qualidade e pelo baixo custo dos alimentos. “Além da alimentação ficar mais barata, o Garden Pool representa, também, qualidade de vida. Todos os dias temos comida fresca e deliciosa, livre de químicos”, explica Dennis McClung ao Boas Notícias.
Vários animais e 50 variedades de plantas
Dennis conta que até já foi contactado por profissionais ligados à indústria aeroespacial “porque este é um sistema fechado que pode ser implementado nessa área”.
Garden Pool em missão no Haiti
Uma das próximas iniciativas da associação vai decorrer este Verão, no Haiti, com o objetivo de transformar a velha piscina de uma clínica local num Garden Pool. A associação está neste momento a recolher donativos para apoiar este projeto que vai beneficiar cerca de 30 famílias.
[Artigo sugerido por Maria Sofia]