Aqui há fruta, verduras, legumes, ovos frescos e biológicos, arroz branco e integral, farinhas ou leguminosas e outros produtos de mercearia. Há também produtos raros, produzidos localmente, como a adocicada ervilha de quebrar, que vem de Montargil, plantas autóctones e tabuleiros com pés de couves e alfaces e outros legumes para quem quiser iniciar a sua horta biológica e, em breve, terá também leite e manteiga biológicos.
A maior parte dos produtos hortícolas e frutícolas vem dos arredores de Lisboa. Uma maneira, explica Tito Lopes, responsável pela gestão do espaço, de conseguir preços mais baixos graças à redução do número de intermediários e da distância de quilómetros que o produto percorre até chegar ao consumidor.
Tito explica que ainda que “há grandes lacunas a nível da produção biológica nacional, pelo que mais de 50 por cento do que se vende no mercado português importado”. Por isso a mercearia tem procurado “estimular produtores das hortas urbanas nacionais a cumprir determinadas regras da agricultura biológica para que se possam tornar fornecedores”.
Não às embalagens e ao desperdício
Outra prioridade da Bem-Me-Quer é dizer não às embalagens. Aqui recupera-se o espírito da aldeia, sendo possível levar o seu próprio “copinho” para comprar, por exemplo, arroz. Caso o cliente não leve o seu vasilhame os produtos serão vendidos em embrulhos de papel ou recipientes de vidro que terão de ser devolvidos.
Mesmo o azeite é vendido avulso, a partir de uma cuba de inox. “Isto permite que a pessoa compre apenas o que precisa, em vez de comprar logo um litro ou meio litro, o que também é uma vantagem”, sublinha.
A ligação ao restaurante Bem-Me-Quer vai para além do espaço físico. Como qualquer mercearia, também esta tem, por vezes, produtos frescos que ainda estão bons mas não chegaram a ser vendidos. Esses produtos são canalizados para a cozinha do restaurante, pelo que os seus clientes, mesmo sem saber, beneficiam desta parceria usufruindo de refeições com ingredientes biológicos.
Workshops e cabazes
O espaço Bem-Me-Quer promove ainda regularmente workshops onde se pode, por exemplo, aprender a fazer em casa produtos de limpeza ecológicos ou leites vegetais. Estas formações decorrem normalmente ao fim de semana e têm um custo médio de 25 euros.
Para maio estão previstas várias formações como uma oficina miniCHEF para Crianças, um workshop de cozinha vegetariana, outro para aprender a “pintar com chocolate” e ainda um curso de confeção de sushi vegetariano.
Mas o grande destaque dos próximos cursos será uma série de workshops para ensinar a construir hortas urbanas. Quem tiver um quintal disponível pode mesmo candidatar-se para acolher o workshop. Se for selecionado, além da aprendizagem fica com uma horta instalada pelos formandos e formadores. Por isso, quem quiser ter os seus próprios legumes biológicos, sempre à mão, basta estar atento a agenda do Bem-Me-Quer.
Para os mais preguiçosos ou para quem tem menos tempo, o Bem-Me-Quer oferece um serviço de entrega ao domicílio de cabazes com produtos frescos. As entregas podem ser feitas em Lisboa e Carcavelos e variam entre os 11 e os 26 euros dependendo da distância e da quantidade de produtos incluídos no cabaz.
Para mais informações sobre a mercearia Bem-Me-Quer visite o facebook do espaço clicando AQUI.
Morada: Avenida Almirante Reis, 152, Lisboa
Telefone: 218 476 678