Fitness & Bem-estar

Uma mala que nos leva a viajar por Portugal

Dar a conhecer as empresas portuguesas, "a sua qualidade e unicidade", pelo país fora e além-fronteiras, através dos portugueses. É este o objetivo de um projeto "Mala de Viagem" lançado pela empresa Keyvalue.
Versão para impressão
Dar a conhecer as empresas portuguesas, “a sua qualidade e unicidade”, pelo país fora e além-fronteiras, através dos portugueses. É este o objetivo de um projeto lançado pela empresa Keyvalue, que colocou, dentro de uma mala de viagem de cartão que chegou a muitas mãos nacionais, exemplos do que há de melhor em Portugal, do vinho do Porto à cortiça, passando por Fernando Pessoa e pelo Fado.
 
“São pedaços do nosso país, apenas uma pequena amostra de exemplos de sucesso, dentro e fora de portas. Todos contam uma história, que é, orgulhosamente, de todos nós”, explica ao Boas Notícias uma das responsáveis da Keyvalue, Ana Ferreira.
 
A Mala de Viagem concebida pela empresa, em cartão, “com um toque de saudosismo, como que lembrando tempos antigos, mas reinventada e inovada, como o trabalho das empresas que apresenta”, não está à venda. Foi distribuída a 150 jornalistas, “opinion makers”, empresários e representantes do governo com o propósito de servir a sua principal intenção: promover o lado bom do país.
 
No seu interior está a rica identidade portuguesa, que se estende entre a literatura e a produção vinícola, afirmando-se através de símbolos que, para nós, portugueses, são incontornáveis.
 
Ao abri-la, as surpresas saltam aos nossos olhos, uma após outra: há um sabonete Melodia, da Ach.Brito, a primeira fábrica portuguesa de sabonetes fundada em 1887, uma garrafa de vinho do Porto ODE, um suporte para velas em cortiça criado pela 3DCork e até o “velhinho”, mas renovado, caderno azul da Firmo.
 
Porém, muitos outros produtos enchem esta mala, “demasiado pequena” para tudo o que há para mostrar. Há também, por exemplo, um “lápis pião” da empresa Viarco, uma garrafa de azeite com limão da José Gourmet, um prato da Porcel ou um 'voucher' para fazer, gratuitamente, uma visita guiada ao Museu do Fado.

No total, são 17 símbolos nacionais, que têm, todos eles, elementos indispensáveis em comum. Além de serem fabricados em Portugal e de se destacarem pela qualidade, são resultado do trabalho de empresas “com história e que sobreviveram à história do tempo” ou que “se atualizaram e adaptaram” criando produtos inovadores.
 

“Todos refletem um conjunto de valores e responsabilidade social, contribuindo para um ambiente de equilíbrio ético, ambiental e socioeconómico e promovem o bem-estar das pessoas”, salienta a Keyvalue.
 
Segundo a empresa, “o impacto e a memória desta experiência farão com que, naturalmente, a mensagem se propague e os nomes e marcas representadas fiquem sempre presentes”, cumprindo-se o objetivo da iniciativa: transmitir uma mensagem forte e positiva que dê Portugal a conhecer.
 
Mas a ambição não fica por aqui. “Queremos ir mais longe ainda e provocar uma reação em cadeia. Se os destinatários da mensagem a levarem mais longe, se eles próprios contarem a sua viagem por Portugal, descobrirem e redescobrirem lugares, produtos, sabores e músicas e transportarem a sua história além-fronteiras, então podemos contribuir para algo realmente importante”.
 
Num contexto “socioeconómico complexo como o que estamos a viver”, os exemplos que saem desta mala incentivam-nos, portanto, a percorrer “um caminho que, embora mais longo e difícil, tem oportunidades. Não são tão visíveis e óbvias, mas colocam-nos desafios importantes”.
 
Depois de aberta, a mala que nos leva a viajar por Portugal deixa, então, uma proposta: a de “dar mais e melhor, procurar novos trilhos, por vezes ainda nem percorridos, desafiarmo-nos a nós mesmos e crescermos”.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close