Foi depois de uma viagem ao Pantanal e à Amazónia brasileira, em 2007, que esta família decidiu avançar com o projeto de construir uma casa do topo de um “belo e grandioso” carvalho secular que tinham num terreno São João da Madeira, explicou ao Boas Notícias Maria Gonçalves, um dos membros da família proprietária da casa.
O projecto inspirou-se nos miradouros construídos em árvores que a família visitou no Pantanal e na Amazónia. Com a ajuda de outros familiares, e após aprovação da autarquia, Maria Gonçalves e o marido colocaram em prática a execução da obra cuja construção é “quase toda em madeira.” A obra durou quase dois anos, já que foi construída “nas horas vagas”, sublinhou a proprietária.
Durante a maior parte do ano, “a Casa na Árvore fica envolta nos densos ramos verdes da árvore, a qual apenas se ´desnuda` em meados do inverno, época em que podemos observar, a partir do exterior, a maior parte da casa e das longas varandas ao seu redor.”
Todo o conforto das casas modernas
A casa é acolhedora e tem todos os pormenores de uma casa de descanso no campo, com a “magia” especial de ser numa árvore. A reação das pessoas adultas “é de surpresa e de encantamento”, já as crianças ficam com “uma imensa vontade de subir”, conta Maria Gonçalves. Mais do que inspiradora, a Casa da Árvore “reporta às memórias e aos sonhos da infância de cada um de nós”.
No seu interior encontra-se um quarto, uma sala com kitchenet e uma casa de banho. Além das divisões, a casa está equipada com todos os confortos habituais dos apartamentos modernos: água canalizada, eletricidade – e respetivos eletrodomésticos -, rede de saneamento e até um churrasco.
Quem quiser concretizar um sonho de infância e viver como Huck, o melhor amigo de Tom Sawyer (mas numa versão mais moderna), pode visitar ou alugar esta casa, por alguns dias, estando os preços sujeitos a consulta e marcação prévios.
Clique AQUI para visitar o blogue da Casa da Árvore.
Ana Silva