Esta quarta-feira foram entregues numa primeira fase cinco computadores portáteis à unidade de pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. De acordo com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, 24 hospitais já estão possuem computadores para as crianças ao abrigo deste programa.
A nova fase visa alargar o programa às restantes 20 unidades de pediatria. “Teremos uma cobertura completa”, disse o mesmo responsável à agência Lusa.”É uma iniciativa que se tem revelado da maior utilidade e importância para os jovens e as famílias, melhorando as condições de estadia nas unidades de saúde”, disse Laurentino Dias.
O programa “Sorriso com as TIC” foi lançado em 2008 no Hospital D. Estefânia e de acordo com Laurentino Dias, mais de 10 mil jovens já usufruíram deste programa cujo objetivo passa também por manterem-se a par das atividades letivas e fazer alguns trabalhos escolares.
O programa prevê a atribuição de quatro computadores Magalhães a cada unidade de pediatria e a entrega de um quinto computador portátil que pode ser emprestado a famílias que não tenham computador em casa e queiram manter-se em contato com uma criança internada.
Os computadores e as comunicações serão oferecidos pelas empresas parceiras como a JPSá Couto, Tsunami, Optimus e Porto Editora.