Os amantes da astronomia podem agora fazer uma "visita" à superfície de Marte, seguindo, a 360º, os passos do robô Curiosity lançado pela NASA. O passeio marciano é possível graças a um panorama desenvolvido por um artista dinamarquês.
Os amantes da astronomia podem agora fazer uma “visita” à superfície de Marte, seguindo, a 360º, os passos do robô Curiosity lançado pela NASA. O passeio marciano é possível graças a um panorama desenvolvido por um artista dinamarquês, que combinou, de forma interativa, as fotos enviadas à Terra pelo aparelho.
Hans Nyberg, responsável pela empresa Panoramas.dk, começou a publicar panoramas com junções de imagens captadas pelos robôs de Marte em 2004. O mais recente, que mostra a paisagem de areia e rocha de Marte e até as montanhas distantes para as quais se dirige o Curiosity divulgada pela NASA, está a cativar os utilizadores de todo o mundo.
O panorama foi lançado no passado dia 27 de Agosto e mostra ainda a parte mais alta do Mount Sharp que se encontra, neste momento, a cerca de 20 quilómetros de distância do robô.
Este “passeio”, que combina um total de 140 imagens obtidas com a câmara de 34 milímetros do Curiosity, está disponível numa versão em ecrã inteiro no site oficial da empresa e, para controlá-lo, basta mover o “mouse” para um lado ou para o outro. É ainda possível aproximar e afastar a imagem vendo em detalhe, por exemplo, os fragmentos de rocha espalhados pela superfície do planeta.
De acordo com o seu criador, as imagens sofreram apenas uma edição “mínima”, em particular ao nível da cor, que foi melhorada, e do céu, que foi, parcialmente, “acrescentado” pelo artista.
Clique AQUI para “visitar”, na primeira pessoa, a superfície do planeta vermelho.