Já é possível dar um passeio pela galáxia sem sair do planeta Terra. Na verdade, não será sequer necessário sair de casa. O Google acaba de lançar o serviço experimental "100.000 Stars", um mapa a três dimensões com estrelas da Via Láctea.
Já é possível dar um passeio pela galáxia sem sair do planeta Terra. Na verdade, não será sequer necessário sair de casa. O Google acaba de lançar o serviço experimental “100.000 Stars” – “100.000 Estrelas”, em português, -, um mapa a três dimensões com as principais estrelas da Via Láctea que permite aos utilizadores navegar por uma pequena parte do espaço.
O projeto, integrado no Chrome Experiments, usa dados reais fornecidos pela NASA, Agência Espacial Norte-Americana, e pela Agência Espacial Europeia (ESA), contando com música do compositor Sam Hullick.
Ao explorar este mapa estelar, o utilizador pode conhecer a localização real de milhares de estrelas e clicar em cada uma de 87 estrelas identificadas – entre as quais o Sol – para ter acesso a informações (em inglês) sobre a localização da estrela no céu e a distância a que está do planeta Terra.
Além disso, os “exploradores espaciais” amadores poderão saber mais sobre a história por detrás do nome das estrelas e alguns dados científicos curiosos, como a sua temperatura ou tempo de vida.
Segundo o Google, a página, baseada maioritariamente em linguagem HTML5, foi criada para testar o poder de renderização gráfica do seu navegador, o Google Chrome.
Clique AQUI para aceder à página “100.000 Stars”.