Foram 365 dias a olhar de um modo especial para o corpo múltiplo da realidade em movimento que é um país. O resultado desse trabalho é um verdadeiro diário do país, uma obra que possui a dimensão de intimidade e de reflexão, de segredo e de indignação, de poesia e de tristeza, de propostas e sonhos de todos os diários.
Num ano em que se comemorou o Centenário da Implantação da República, e em que as comemorações foram pretexto para balanços coletivos em todas as áreas da sociedade civil portuguesa, estas fotografias constituem um verdadeiro “Diário da República”.
Um puzzle de um país, uma “biografia não-autorizada”, na qual a fotografia cumpre o seu papel de documentar mas também de comentar, de intervir, desmultiplicando os caminhos propostos, mas também de libertar, abrindo o espírito ao futuro.
A Kameraphoto é um coletivo de fotógrafos fundado em 2003, que conta atualmente com 12 membros: Alexandre Almeida, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson d' Aires, Paulina Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre. Neste projeto participou também António Júlio Duarte.