por redação
As empresas de telecomunicações que operam na UE chegaram, esta terça-feira, a um acordo sobre ao valor que irão pagar umas às outras quando os seus clientes fizerem chamadas do estrangeiro ou utilizarem os serviços de dados.
“Esta era a última peça do puzzle que faltava. A partir de dia 15 de junho, os cidadãos europeus vão poder viajar dentro da UE sem pagar taxas de ‘roaming’”, afirma, em comunicado de imprensa, Andrus Ansip, Vice-Presidente do Mercado Único Digital, deixando fortes elogios aos esforços da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu para alcançar esta meta.
Assim, a partir dessa data, os utilizadores podem usar os seus telemóveis para telefonar, enviar SMS ou navegar na Internet, pagando os msmos valores da tarifa que é cobrada “em casa”.
Caso o utilizador ultrapasse o ‘plafond’ definido pela sua operadora, as comunicações ou os dados extra consumidos serão pagos de acordo com os valores definidos no acordo desta terça-feira, ou seja, 3,2 cêntimos por cada minuto de chamadas de voz, 1 cêntimo por cada SMS e 7,7 euros por cada per GB de dados (valor este que irá diminuir progressivamente nos próximos cinco anos).