Em menos de meio ano, seis mil jovens portugueses procuraram ajuda para deixar de fumar, através de uma plataforma online lançada pela Comissão Europeia. A plataforma “Os Ex-Fumadores São Imparáveis” funciona como um médico virtual que avalia o grau de dependência do fumador e faz o seu acompanhamento, avança a agência a Lusa.
Segundo informação do site da campanha, o assistente de saúde online – conhecido por iCoach – foi construído com base numa investigação pioneira, experiência clínica prática e no saber especializado de psicólogos e especialistas em comunicação.
A plataforma é gratuita e está disponível em 23 línguas oficiais da UE, garantindo ainda que que mais de 30% das pessoas que utilizaram o seu iCoach deixaram de fumar.
Os dados do balanço dos primeiros cinco meses de campanha, apresentados esta terça-feira, revelam que mais de um milhão de europeus dos 27 estados membros acederam às páginas da campanha no Facebook e mais de 151 mil registaram-se na plataforma iCoach.
70 por cento dos utilizadores tem entre 18 e 35 anos
Em Portugal, as redes sociais foram um veículo privilegiado e a campanha chegou a milhares de fumadores, especialmente aos mais jovens: 70 por cento dos fumadores que procuraram ajuda têm entre os 18 e os 35 anos.
Em apenas cinco meses registaram-se um total de 5.882 portugueses na plataforma, o que equivale a quatro por cento do total dos europeus que aderiram a este novo método de ajuda para deixar de fumar.
O estudo dos primeiros meses da campanha avaliou também as diferenças entre os aderentes ao programa, em Portugal, por género, formação escolar e ocupação: 59 por cento dos portugueses é do sexo masculino, 67 por cento tem emprego, 14 por cento está desempregada e 11 por cento são estudantes.
Clique AQUI para aceder à versão portuguesa da plataforma.
[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]