O objetivo é começar a travar o seu uso nas cidades a partir de 2030, de modo a que sejam abolidos progressivamente nos 20 anos seguintes. O objetivo passa por tornar o setor dos transportes públicos mais competitivo e menos poluente de forma a poder diminuir a dependência do petróleo.
“Podemos acabar com a dependência do petróleo inerente aos meios de transportes sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade”, assinalou o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, citado pelo Ciência Hoje, na apresentação da nova estratégia da Comissão Europeia para 2050.
Bruxelas também estabelece objetivos para as próximas quatro décadas: pretende reduzir até 40% as emissões de transportes marítimos e conseguir que 40% do combustível utilizado na aviação seja com baixos níveis de dióxido de carbono e que metade das deslocações passe da estrada para os carris ou outros meios de transportes públicos.
No total, estas medidas contribuirão para uma redução de 60% em emissões contaminantes, assegurou a CE, cujo objetivo é uma rede única de transporte europeia para 2050. A comissão pretende igualmente triplicar o volume da rede europeia ferroviária de alta velocidade para 2030.
Para alcançar todos estes objetivos, estima-se que seja necessário um investimento de 1,5 mil milhões de euros, nos próximos 40 anos.