Cerca de 60 projetos LIFE – Natureza foram desenvolvidos em vários países da Europa e avaliados no ano passado. Apenas seis receberam a distinção de “Melhores entre os Melhores” da Comissão Europeia, anunciou a LPN em comunicado enviado ao Boas Notícias.
O projeto “Recuperação do habitat do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos”, promovido pela LPN foi um dos distinguidos e decorreu entre outubro de 2006 e dezembro de 2009.
Segundo a LPN, o projeto visa “contribuir para a recuperação e a conservação de habitats favoráveis à presença do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos”, através, por exemplo, da recuperação das populações naturais de coelho-bravo, a principal presa daquele “raro felino”.
Em comunicado a LPN, refere que o reconhecimento da Comissão Europeia, através da distinção e do cofinanciamento de 75 por cento, “motiva e premeia os esforços de todos os que colaboraram durante mais de três anos no projeto e os resultados obtidos”.
A LPN sublinha ainda que o projeto “veio demonstrar inequivocamente que a articulação e a compatibilização das atividades humanas com a conservação da natureza são possíveis, em particular no caso da preservação do lince-ibérico e dos seus habitats”.
Segundo a Liga o sucesso desta ação deve-se muito à “confiança e colaboração de todos os proprietários e gestores” que assinaram protocolos de colaboração com a LPN, “permitindo implementar medidas de gestão e conservação do habitat dirigidas ao lince-ibérico”.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fauna & Flora International (FFI) e o Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o que “garantiu maior capacidade de atuação, conhecimento multidisciplinar e coerência no desenvolvimento das ações”, acrescentam.
[Notícia sugerida por Ana Costa]