A implementação do Cartão do Cidadão, a disponibilização da ferramenta Empresa Online, do serviço de declarações eletrónicas de impostos e da página virtual da Segurança Social são algumas das “boas práticas” elogiadas pela Comissão Europeia.
Também a experiência do utilizador na experiência virtual (compras eletrónicas) e diversas soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online, como a identificação eletrónica, contribuíram para que Portugal atingisse o primeiro lugar em sofisticação – a par com a Irlanda, Malta e Áustria – e disponibilidade – também ocupado pela Itália, Malta, Áustria e Suécia.
De acordo com os dados a que a Lusa teve acesso, em 2005, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%, valores que apenas viriam a subir com a introdução do Plano Tecnológico.
Este é o nono estudo conduzido pela Comissão Europeia para a avaliação do desempenho europeu em matéria de governação eletrónica.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]