Um estudo realizado pelo Eurobarómetro revela que Portugal tem 23 por cento de cidadãos fumadores. Uma percentagem inferior à média da União Europeia (UE), que se cifra nos 29 por cento. O estudo foi publicado no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco,
Segundo o estudo, divulgado esta quinta-feira em Bruxelas, 64 por cento dos portugueses dizem nunca ter fumado, contra 49 por cento na generalidade da UE, e 13 por cento dos portugueses afirma ter conseguido largar o tabaco.
No entanto, em Portugal, a média diária de cigarros fumados é de 15,5 – um ponto acima da média da UE, que se fica pelos 14,4 cigarros.
O estudo mostra também que há, em todos os países, mais fumadores [30 por cento em Portugal, 35 por cento na UE] que fumadoras [17 por cento em Portugal, 25 por cento na UE].
A faixa etária dos 40 aos 54 anos (35 por cento de fumadores, tanto em Portugal, como na UE) é aquela onde o vício está mais enraizado.
Sobre as políticas de combate ao tabagismo, a maioria dos inquiridos concorda com os avisos colocados nos maços de tabaco (PT 75 por cento, UE 75 por cento) e com a aplicação de um imposto especial sobre estes produtos (PT 64 por cento, UE 67 por cento).
Em Portugal, a TNS Euroteste realizou um total de 1031 entrevistas, entre os dias 02 e 18 de outubro.