Mas apesar de já não ser o país que mais vende carros amigos do ambiente, Portugal reduziu as suas emissões de dióxido de carbono: há dois anos eram emitidas, em média, 138 gramas por quilómetro; em 2009, o valor caiu para as 134 gramas por quilómetro, ficando, contudo, algumas décimas abaixo dos resultados de França.
Num comunicado divulgado ontem, a associação ambientalista Quercus, que integra a federação europeia, declarou que considera “animadores” os dados sobre Portugal. A entidade atribui parte da redução recente à nova tributação automóvel, em vigor desde 2008, que penaliza os carros com maiores emissões de CO2.
As emissões médias dos carros novos também caíram, a nível global, na União Europeia, de 153,5 para 145,7 gramas por quilómetro, entre 2008 e 2009. Segundo o estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente, a queda deve-se em parte a novas tecnologias, mas também aos incentivos para a compra de carros menos poluentes.
Recorde-se que em 2009, 13 países europeus puseram em prática sistemas de incentivo ao abate de veículos em fim de vida – como medida ambiental e como forma de combater a queda acentuada na venda de automóveis, devido à crise.
A meta europeia para 2015 é de 130 gramas por quilómetro.
[Notícia sugerida pela utilizadora Vera Pimenta Rainho]