A nível europeu, segundo dados revelados este sábado, Portugal é o pais da Europa que registou o maior aumento no pedido de patentes. A subida tem vindo a fixar-se nos 40% por ano, desde 2004.
A nível europeu, segundo dados revelados este sábado, Portugal é o pais da Europa que registou o maior aumento no pedido de patentes. A subida tem vindo a fixar-se nos 40% por ano, desde 2004.Os dados foram avançados pelo semanário Expresso, onde se frisa ainda que, em Portugal, são criadas duas invenções por dia.
António Cruz Serra, presidente do Instituto Superior Técnico, afirmou em entrevista àquele semanário que “é quase demasiado bom para ser verdade, mas o certo é que, no que diz respeito à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, Portugal está a crescer a um ritmo superior à média europeia”.
“Ao nível da ciência já temos um desempenho comparável ao dos países mais desenvolvidos da Europa e até do mundo”, acrescenta António Serra.
A mesma opinião é sustentada por António Câmara, professor universitário e fundador da Ydreams: “Há uma mudança de mentalidade entre os empresários, sobretudo os mais jovens”.