A decisão surge algum tempo depois de a Comissão Europeia ter imposto a mesma restrição, mas só nos detergentes usados na lavagem da roupa. “A notícia de de que os estados membros aceitaram estender a restrição do fósforo aos detergentes da louça é um triunfo”, disse Bill Newton Dunn, membro do partido liberal MEP do Reino Unido, notícia o site EurActiv.
Durante uma reunião do Comité dos Representantes Permanentes da União Europeia (UE) – órgão que presta assistência ao Conselho Europeu – foi dada luz verde à nova lei. O objetivo é reduzir os níveis de compostos de fósforo encontrados nas águas residuais, responsáveis pela “eutrofização”, ou seja, formação de algas verdes e azuis que provocam a morte de peixes em lagos e ribeiras.
Para impor esta medida, a UE ameaça cobrar sanções sobre os estados não cumpridores. “Acreditamos que esta é uma forma simples, eficaz e com um custo-eficiente para fazer com que os detergentes que são usados todos os dias nos lares da UE sejam mais amigos do ambiente”, explicou o Bill Newton Dunn.
A lei vai ser agora votada pelo Parlamento Europeu nos próximos dias 13-15 de Dezembro.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]