Chama-se Alexandre Lourenço, tem 10 anos e é o vencedor português do Concurso Europeu de Desenho Galileo. Agora, vai dar o nome a um satélite que será lançado para o espaço.
Chama-se Alexandre Lourenço, tem 10 anos e é o vencedor português do Concurso Europeu de Desenho Galileo. Agora, vai dar o seu nome a um dos satélites do Programa Galileo que será lançado para o espaço.
Segundo o comunicado da Comissão Europeia, mais de 16.000 crianças participaram no concurso e enviaram um desenho que representasse o “Espaço e a Aeronáutica”. As 27 crianças com o desenho mais criativo de cada Estado-Membro vão dar o seu nome a um satélite que será lançado para o espaço.
Relativamente à grande adesão ao concurso, Antonio Tajani, vice-presidente e responsável pela Indústria e Empreendorismo, disse ter um grande “prazer de ver que tantas crianças participaram nesta iniciativa” uma vez que “o tema do espaço é de grande importância para os cidadãos e para o futuro económico”.
Alexandre Lourenço foi selecionado por um painel de Júri Nacional composto por figuras como o professor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o “pai” do primeiro satélite português, o professor Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, e o judoca Nuno Delgado.
O júri explica, em comunicado, que o desenho de Alexandre Lourenço foi o vencedor, porque “corresponde ao desafio lançado às crianças”. “É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atrativo”, acrescenta o júri.
O vencedor nacional do Concurso de Desenho Galileo foi apresentado, este sábado, na Cerimónia de Entrega de Prémios na qual foi entregue um certificado e um troféu representativo do satélite real em sua homenagem. A cerimónia teve lugar no Observatório Astronómico de Lisboa com a presença dos membros do júri e dos 30 finalistas.
O Programa Galileo
O Programa Galileo é o sistema de navegação por satélite que está a ser criado pela Europa. O programa será útil para determinar a localização de uma pessoa ou de um objeto na Terra, como o sistema GPS americano e, segundo o site oficial, vai “garantir que a Europa seja líder na área das tecnologias espaciais”.
Dois satélites Galileo já foram lançados para o espaço a 21 de Outubro do ano passado. Agora serão lançados pelo menos mais 27 satélites, que terão o nome dos vencedores de cada estado-membro da UE.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da Comissão Europeia.