Este aumento de segurança acontece graças às medidas enérgicas adotadas contra os sítios problemáticos que foram alvo de investigações para defesa do consumidor.
A acção de fiscalização foi lançada em Maio de 2009 e executada pelas autoridades nacionais em 26 Estados-Membros, na Noruega e na Islândia.
No total, foram 369 sítios Web fiscalizados, 310 (84%) cumprem agora as regras da UE em matéria de defesa do consumidor, em comparação com apenas 163 (44%) em maio de 2009. As sanções para as infrações confirmadas incluíram multas e o encerramento dos sítios Web.
“Estas ações de fiscalização visam garantir que a legislação da UE que beneficia os consumidores é aplicada com vigor, que a informação sobre os preços é transparente e que toda a informação facultada é verdadeira. Os resultados hoje apresentados revelam que estas ações de fiscalização funcionam”, garantiu o comissário europeu John Dalli citado em comunicado oficial.
Os problemas identificados incluíam o fornecimento de informações deturpadas sobre os direitos do consumidor, preços incorretos e a falta de dados de contato do comerciante .
Estes sítios foram agora corrigidos e, nos casos em que tal foi necessário, foram impostas sanções, conforme assegura comunicado oficial da Comissão Europeia. A Comissão revelou igualmente as conclusões preliminares da acção de investigação levada a cabo em 2010 a fim de investigar as vendas de bilhetes em linha para eventos desportivos e culturais.
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