O concurso Juvenes Translatores (“Jovens Tradutores”, em latim) está aberto a um total de 751 escolas secundárias da UE e o prazo de inscrição de até cinco estudantes nascidos em 1993 por escola decorre até 20 de outubro, através do endereço http://ec.europa.eu/translatores.
“O concurso visa promover o uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras na Europa, assim como a arte específica da tradução”, segundo a comissária europeia da Educação, Androulla Vassiliou, citada pela agência Lusa.
“As competências linguísticas são um trunfo importantíssimo para os jovens de hoje, que viajam mais do que as gerações anteriores e estão mais abertos à ideia de procurar emprego no estrangeiro. O conhecimento de línguas pode contribuir para progredir na vida e alargar os horizontes”, acrescentou ainda.
O concurso foi lançado em 2007 e o número de escolas selecionadas por estado-membro é igual ao de eurodeputados que representam cada país no Parlamento Europeu.
São elegíveis alunos de todas as nacionalidades, desde que matriculados numa escola situada num dos 27 países da UE. Os concorrentes poderão escolher traduzir de e para qualquer uma das 23 línguas oficiais da UE.