A solução informática, que demorou cerca de quatro anos a concluir, pode ser aplicada em boxes como a da Meo ou outras operadoras de televisão por cabo e satélite. De acordo com o investigador estará disponível ao público já em janeiro de 2011.
Na prática, trata-se de uma solução informática inovadora, flexível e de baixo custo, que assegura a ausência de falhas quando se assiste a um programa de televisão, durante uma conversação ao telemóvel, ou quando se navega na Internet.
A investigação foi recentemente galardoada com o segundo lugar no Fraunhofer Portugal Challenge 2010 – no âmbito de um concurso de ideias promovido pela Fraunhofer AICOS (Alemanha) – a maior e mais prestigiada associação europeia de investigação dirigida para o mercado, que possui a patente do mp3.
A tecnologia desenvolvida pelo investigador da Universidade de Coimbra, de acordo com a Lusa, apresenta também grande potencial de aplicação na área da Medicina, nomeadamente em sistemas de endoscopia e cirurgia artroscópica, conforme salienta a nota de imprensa da instituição.
Também a indústria automóvel pode vir a incorporar este programa na detecção automática de peões e de limites de velocidade.