A Universidade do Porto (U.Porto) acaba de sagrar-se campeã europeia universitária de futebol de sete feminino. A equipa portuense foi a grande vencedora do Europeu que decorreu, recentemente, na Croácia.
A Universidade do Porto (U.Porto) acaba de sagrar-se campeã europeia universitária de futebol de sete feminino. A equipa portuense foi a grande vencedora do Europeu que decorreu, recentemente, na Croácia e no qual competiram as melhores formações universitárias da Europa.
De acordo com informações divulgadas pela reitoria da U. Porto no seu site oficial de notícias, até chegar ao título, a universidade portuguesa deixou para trás a Universidade Federal dos Urais (Rússia), a Universidade de Montpellier (França), as universidades de Wurzburg e Marburg (Alemanha), a Universidade Song og Fjordane (Noruega) e a Universidade de Josip Juraj Strossmayer (Croácia).
O caminho das atletas da U. Porto em direção à vitória foi “praticamente perfeito”, afirma a reitoria, informando que a equipa da universidade nacional terminou o mini-campeonato de sete equipas “com cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, conseguindo um saldo de 10 golos marcados e apenas um sofrido”.
A seleção da Universidade do Porto incluiu as estudantes/atletas Alexandra Pereira, Filipa Oliveira, Rute Costa, Cláudia Calçada, Eduarda Leal, Inês Carvalho, Joana Lopes, Mariana Santos, Micaela Matos, Sara Sá, Sofia Rios (todas da FADEUP), Cláudia Lima (FEP), Orlanda Sousa (FEUP) e Cláudia Lobo (FLUP) e foi liderada pelo treinador Ivan Baptista.
Na delegação estiveram ainda Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e a fisioterapeuta Sofia Silva, acrescenta a universidade.
Para os responsáveis, “esta conquista só vem confirmar a excelente participação dos atletas da U. Porto nos Campeonatos Europeus Universitários”, tendo permitido que a universidade superasse “o seu melhor registo de sempre na principal competição europeia de desporto universitário”.
Para além do título de futebol feminino, os atletas da U.Porto conseguiram também uma medalha de ouro e uma medalha de bronze, através de Luís Silva e Inês Rodrigues, respetivamente, no Campeonato Europeu Universitário de Karaté, bem como uma medalha de prata conquistada no rugby de setes feminino.