O twitter pretende assim tornar a rede de microblogging mais “bem-educada” e ajudar todos os meses duas instituições de solidariedade diferentes.
A aplicação foi lançada este mês e funciona como um sistema de auto-policiamento. Em www.swearjarr.com pode submeter o seu username e ver quanto está a dever ao Swear Jar, o pote das asneiras, numa tradução livre.
Cada mês os lucros do Swear Jar serão divididos em dois e divididos por organizações de caridade. As organizações são escolhidas no inicio de cada mês para receberem todas as doações provenientes do Swear Jar.
Este mês os lucros revertem para a organização de luta contra o cancro, a “Stand up to Cancer” e para a “Malaria no More”, uma organização sem fins lucrativos que luta para erradicar mortes ocorridas pela malária.
O Twitter explica que não obriga ninguém a pagar qualquer tipo de coima, é apenas uma forma divertida de chamar à atenção e angariar fundos para associações de caridade merecedoras dessa atenção citando alguns dos tweeters mais” exaltados”.
Haverá também uma swear police, onde voluntários podem notificar um tweeter mais mal-educado. A identidade desses “polícias online” está na disponível na página do swear Jar.