Num olhar atento e próximo das pessoas que vivem a crise de perto, o programa de informação da televisão espanhola En Portada, emitido pela TVE, lançou uma reportagem, no mês de Outubro, sobre a crise económica em Portugal e as oportunidades que surgem de um contexto adverso.
A peça jornalística, intitulada “O Adeus à Saudade”, fala deste sentimento tão português, da nostalgia que reflete a alma da nação lusa de “geração em geração” , e refere que este precisa de ser abandonado a fim de haver “uma renovação de valores”.
Durante cerca de 30 minutos, a reportagem mostra o trabalho de instituições como a ReFood, que reaproveita as toneladas de comida desperdiçada, todos os dias, nos restaurantes e cafés, e distribui diariamente esses alimentos àqueles a quem a crise roubou a oportunidade de satisfazer as suas necessidades básicas.
Mas o tema central desta peça é a história dos “sobreviventes”, os portugueses que converteram um contexto desfavorável numa oportunidade para mudarem as suas vidas e “encontrarem a felicidade”.
Andresa Salgueiro, fundadora do projeto de trocas Believe, que abandonou um emprego como gestora de formação em hotéis de 4 e 5 estrelas e passou a viver de trocas (como contou em entrevista ao Boas Notícias em Janeiro deste ano) e Artur Martines da Conceição, um fisioterapeuta que emigrou para Angola, são alguns dos protagonistas deste documentário que personificam a esperança e o espírito destemido dos portugueses.
Para além dos “sobreviventes”, esta peça também refere exemplos de sucesso das empresas nacionais, como a AutoEuropa e a fábrica Pinhão Mais que, contrariando a crise, veem o seu volume de negócios crescer, exportando a maior parte da sua produção.
Apesar das histórias inspiradoras, a peça frisa que a emigração portuguesa tem vindo a aumentar com o número de vistos a crescer exponencialmente, numa relação inversa com a imigração, sendo que cada vez menos imigrantes entram em Portugal e os que já cá estão estabelecidos começam a voltar para os seus países de origem.
[Notícia sugerida por Nada Fora]