A TVE, canal estatal espanhol, decidiu deixar de transmitir touradas. No novo Manual de estilo da estação este espetáculo surge catalogado como "violência contra animais", noticia o diário espanhol El País.
A TVE, canal estatal espanhol, decidiu deixar de transmitir touradas. No novo Manual de estilo da estação este espetáculo surge catalogado como “violência contra animais”, noticia o diário espanhol El País. De acordo com o documento entregue à comissão de Controlo do Congresso e do Senado, a RTVE “não vai transmitir corridas de touro”, uma vez que os seus horários “coincidem com o horário protegido ou de especial proteção da infância”.
Apesar de admitir que não transmitirá touradas, o canal estatal espanhol garante que não é indiferente à importância da tourada, espetáculo com muitos aficionados em Espanha.
Assim, a TVE vai apostar no acompanhamento informativo de “aspetos artísticos, literários, ambientais e sociais”, sobre a tauromaquia. A televisão argumenta que “geralmente [as touradas] coincidem com o horário de proteção especial para a infância”, que se extende das 6 da manhã às 22h.
No documento, a televisão estatal espanhola especifica que as crianças podem assistir “com angústia à violência exercida” sobre os animais, “pelo que devemos evitá-la por todos os meios”.
Fora da exclusão de transmissões estão as festas de San Fermín, nas quais são libertados touros nas ruas de Pamplona.
Consulte AQUI a alínea do novo Manual de Estilo da TVE que se refere à tourada.
[Noticia sugerida pela utilizadora Elsa Martins]