“A licença atribuída à Portugal Telecom estabelece que tem de haver a mesma equivalência e fiabilidade entre o acesso à televisão por sinal digital terrestre ou por satélite”, afirmou à agência Lusa o administrador da ANACOM, Eduardo Cardadeiro.
“Ninguém vai perder os quatro canais de forma gratuita”, afiançou o responsável, adiantando que a Portugal Telecom “tem de garantir as obrigações de cobertura em todo o país”.
As populações de 13 freguesias de Viana do Castelo e Caminha subscreveram um abaixo-assinado em que contestam a possibilidade de perderem o acesso gratuito ao sinal de televisão digital, em 2012.
“Se pagamos, na fatura da eletricidade, a mesma taxa de audiovisuais que a restante população porque é que teremos de pagar ainda mais, para comprar os recetores e antenas parabólicas? Não temos os mesmos direitos?”, questiona-se Arlindo Ribeiro, autarca de Afife.
Alenquer tornou-se hoje na primeira região a desligar a rede analógica, praticamente um ano antes do “apagão” em todo o país, previsto para o dia 26 de abril de 2012.