Foi descoberta na Turquia uma bíblia com 1.500 anos, que será uma das mais antigas do mundo. O documento está avaliado em cerca de 20 milhões de euros.
Foi descoberta na Turquia uma bíblia com 1.500 anos, que será uma das mais antigas do mundo. O documento, cuja existência permaneceu um segredo até esta semana, tem estado na posse do governo turco desde 2000, quando a polícia do país desmantelou uma rede de venda ilegal de antiguidades.
Segundo os meios de comunicação social internacionais, a bíblia está escrita em siríaco – um dialecto do aramaico, língua que terá sido falada por Jesus Cristo -, com folhas de couro onde se inscrevem letras douradas e, de acordo com os peritos, é totalmente original, estando avaliada em cerca de 20 milhões de euros.
Os media mundiais adiantam que muitos acreditam que esta versão da bíblia será o controverso Evangelho de Barnabé, que se opõe ao Novo Testamento e se aproxima da visão de Jesus da religião islâmica. A possibilidade já terá mesmo levado o Vaticano a fazer um pedido oficial às autoridades turcas com o objetivo de analisar o documento.
A bíblia, que foi mantida durante 12 anos num cofre-forte de Ancara, foi, entretanto, entregue ao Museu Etnográfico da capital turca, que vai restaurá-la para que possa ser, futuramente, exposta ao público.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]